Download PDF
Performance
Em janeiro, o resultado do Zarathustra foi de -0,97%. Os principais ganhos vieram das posições compradas em commodities energéticas e açúcar, e no book de equities, das posições vendidas em Ásia, com destaque para Hong Kong, e compradas na bolsa europeia.
As principais detratoras de performance foram as posições aplicadas em juros locais, vendidas em dólar contra real e compradas em bolsa brasileira.
Contexto
No Brasil, a projeção para o IPCA divulgada pelo Boletim Focus, que reflete as expectativas de instituições financeiras para esse índice, registrou uma diminuição para 3,81%, ante 3,86% reportado anteriormente. A previsão está dentro do intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central no ano. Em resposta ao avanço do processo de desinflação, o Copom promoveu nova redução na Selic, ajustando a taxa de juros para o patamar de 11,25% ao ano, e sinalizou que esse é o ritmo esperado de cortes nas próximas reuniões.
Embora as expectativas para o PIB permaneçam otimistas, persiste a inquietação em relação à trajetória das contas do governo central, que registraram déficit primário recorde de R$ 230,5 bilhões em 2023. No book de juros locais, as posições aplicadas em juros foram as principais detratoras de performance no período, juntamente com as posições compradas em bolsa brasileira, que foi afetada negativamente por motivos internos e externos, apresentando o pior desempenho desde janeiro de 2016.
Nos EUA, a inflação acumulada em 12 meses se manteve estável (2,6%), segundo o índice PCE, importante indicador para as decisões sobre o caminho dos juros americanos, pelo Federal Reserve. O dado indica um bom caminho desinflacionário no país, contudo, o Fomc destacou que não vê como pertinente a redução do intervalo de juros até que haja maior certeza de que a inflação está convergindo de forma estável para a meta de 2%. O mercado ajustou suas expectativas para o início da flexibilização monetária, postergando para além do primeiro trimestre, mas ainda dentro do primeiro semestre de 2024. O book de juros offshore foi detrator de performance, uma vez que, apesar dos modelos terem reduzido suas respectivas exposições em relação ao mês anterior, seguiram com viés tomado em países desenvolvidos.
O book de Commodities foi o principal promotor de performance do período, impulsionado sobretudo por posições em commodities energéticas, cujos preços foram elevados devido ao conflito no Oriente Médio e às reduções de produção voluntárias por parte de alguns países membros da OPEP. O fundo conseguiu capturar positivamente o aumento do preço do açúcar, que atingiu seu maior patamar desde 2011, devido à alta demanda global pela commodity, além das severas secas que afetaram a Índia e a Tailândia, maiores exportadores de açúcar depois do Brasil.
Posicionamento
O fundo começa fevereiro com posições aplicadas em juros locais, vendidas em dólar contra o real e compradas em bolsa local e equities ao redor do mundo. O fundo inicia o mês com viés aplicado em juros offshore, porém com baixo risco alocado, e comprado em commodities, com destaque para petróleo.
Estratégia
O Zarathustra é composto pela combinação de dezenas de estratégias descorrelacionadas entre si rodando simultaneamente. O fundo funciona como um radar, que busca captar grandes movimentações nos mercados de câmbio, juros, equities e commodities em 40 países ao redor do planeta, buscando entregar alpha de forma consistente e descorrelacionada. Este é o principal fundo da gestora, com mais de uma década de história. Desde seu início, em 2012, o Zarathustra é considerado um dos fundos mais rentáveis da história da indústria de fundos multimercado do Brasil.
Este material foi elaborado pelo grupo Giant Steps e possui caráter meramente informativo. Em casos de eventuais divergências entre as informações aqui contidas e as disponibilizadas através do extrato mensal, emitido pelo administrador do fundo, deverão prevalecer as informações do referido extrato mensal. Recomenda-se a leitura atenta e cautelosa do regulamento deste fundo, em caráter antecedente a uma eventual tomada de decisão de investimento. Nenhuma informação contida neste material constitui uma solicitação, oferta ou recomendação para compra ou venda de cotas de fundos de investimento, ou de quaisquer outros valores mobiliários. A rentabilidade obtida no passado não configura, em hipótese alguma, garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Para a avaliação do desempenho do fundo de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, 12 (doze meses). Fundos de Investimento não contam com garantias do (a) administrador do fundo; (b) Grupo Giant Steps; (c) Fundo Garantidor de Crédito – FGC; nem por qualquer mecanismo de seguro. As comparações a certos índices de mercado foram incluídas para referência apenas e não representam garantia de retorno pelo Grupo Giant Steps. Este fundo se utiliza de estratégias que podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo, inclusive, acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação dos cotistas em aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a prévia e expressa anuência do Grupo Giant Steps. Supervisão e Fiscalização: Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – Serviço de Atendimento ao Cidadão: www.cvm.gov.br. Contato Institucional Grupo Giant Steps: contato@gscap.com.br | +55 11 2533 2820.Carta Mensal Giant Zarathustra – janeiro 2024