A cada 2 meses publicaremos um novo puzzle.

Divulgaremos a solução no final do período.

Giant Puzzle #4 – Colecionador

 

Rodrigo é um colecionador de figurinhas e deseja completar um álbum de futebol que foi lançado. Considere que o álbum possui 680 figurinhas a serem coladas, das quais 80 são holográficas. As figurinhas holográficas são 5 vezes mais raras que as normais, ou seja, a probabilidade de uma delas aparecer em um pacote de figurinha é 1/5 vezes a probabilidade de aparecer uma não-holográfica. Considere que os pacotes contêm 7 figurinhas cada e elas podem aparecer repetidas dentro de um mesmo pacote. Ainda, cada um dos pacotes custa 40 centavos em uma banca de jornal.

 

a) Calcule o valor esperado gasto por Rodrigo (em reais) para completar o álbum, considerando que ele não faça trocas.

 

b) Suponha que exista um mercado paralelo de venda de figurinhas individuais, as quais Rodrigo pode escolher separadamente para completar o álbum. Cada figurinha normal custa 30 centavos, enquanto uma holográfica custa 2 reais. Considere que Rodrigo compra pacotes de figurinhas até um ponto em que vale a pena ele comprar todas as restantes individualmente. Calcule o valor esperado gasto por Rodrigo neste caso.

 

c) Resolva os mesmos problemas dos itens a e b, porém considerando que não podem vir figurinhas repetidas num mesmo pacote. 

 
Observação: Expresse suas respostas com 8 casas decimais de precisão.

Resoluções Corretas:

Leonardo Joau
Saul Spatz

Este Puzzle termina em:

 
 

Puzzles anteriores:

Confira as resoluções

Submeta sua resposta:

Te retornamos em até 72 horas.







A essência do trabalho na Giant consiste em procurar soluções criativas para problemas complexos – resolver puzzles da vida real.

Se você compartilha deste DNA, entre em contato conosco.

Vagas na Giant Steps